quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Uma (boa) reportagem sobre os caça-brindes da Fashion Week

Se tem uma coisa chata nas semanas de moda, são pessoas - muitas vezes até jornalistas e gente rica - se estapeando por brindes e serviços gratuitos. Mas quem não resiste a um mimo grátis, não é mesmo? O problema é que por eles, as pessoas se humilham, ficam pedindo convites, implorando por um lugar na fila, tentanto pegar o do outro....é sério. Isso acontece até com os presentinhos de fila A dos desfiles. Vergonha alheia total.
Pois são eles, os brindes, ou "jabas", como nós, jornalistas os chamamos, que atraem muita gente para os desfiles e launges badalados. São so caça-brindes. Na última edição mesmo eu conheci uma menina que  confessou que ia lá só para pegar os presentes e comer de graça. Para isso ela percorria lojas implorando por um convite e fazia o mesmo na porta do evento. Me deu pena.

Nessa onda, a repórter Juliana Faddul, aqui do Jornal da Tarde,  encarnou uma 'caça-brindes'  para fazer a reportagem "os brindes da Fashion Week", reproduzida abaixo:


Os brindes da Fashion Week
Juliana Faddul / Jornal da Tarde
1/02/2011




A São Paulo Fashion Week é sinônimo de glamour, elegância, badalação. Por isso, fashionistas e curiosos de todas as idades e estilos aglomeram-se na porta de entrada da Bienal do Ibirapuera. No sábado passado (29), eu estava entre eles. Minha missão: ver que brindes ou mimos estão sendo distribuídos ao público, de graça.


Cheguei ao local por volta das 15h. A cada dois passos que eu dava entre a sala de credenciais de imprensa e a entrada do evento, pessoas me pediam ingressos, achando que eu era da organização. Todos queriam ter a chance de ver de perto as tops e os famosos lá dentro. Algumas meninas insistiram, dizendo que só queriam entrar para pegar uma sandália da marca Melissa, que estava sendo dada como brinde .

 No launge da Impala, é possível fazer as unhas e levar um kit. Tudo de graça (Foto: Daniel Teixeira) (A Ju conseguiu um kit e eu, só um esmalte)

Quem está familiarizado com a São Paulo Fashion Week já sabe: todo ano a marca de calçados faz algo assim. Não por acaso, o lounge da Melissa é um dos mais disputados do evento. Mas ganhar a sandália não é tarefa é fácil. Primeiro, é preciso encarar um teste de paciência (são muitas pessoas desesperadas pelo brinde, o que faz surgir uma fila de até 15 minutos de espera, com direito a senha).





Depois, é necessário se dar bem num jogo proposto pela marca. Aí, sim, você poderá concorrer a uma Melissa. Segundo informações da organização, a expectativa é de que, por dia, 3.500 pessoas passam pelo lounge. Dessas, 2.500 são contempladas com o brinde.


Outro espaço muito disputado é o da marca de esmaltes Mundial Impala. Após correr para conseguir ver todos os desfiles de moda, meus pés – e mãos – pediam cuidados. Fiquei sabendo que era possível fazer as unhas, beber alguns drinks, ganhar uma massagem nas mãos – de uns 5 minutos – e ver as novas cores de esmalte da marca. Tudo de graça! No final, ainda ganhei estojinho com dois frascos de esmalte e uma lixa brilhante. Super fashion.


Maquiagem e petiscos


De sandália nova e unhas feitas, eu precisava finalizar meu look. E por que não fazer uma maquiagem digna de uma top? No lounge d’O Boticário, é possível ver os lançamentos da linha Make B., do maquiador Fernando Torquatto. Os maquiadores de lá fazem milagre e levantam qualquer autoestima. Quem não tem ingressos para os desfiles, pode assistir a tudo em tempo real, num telão do lounge.


E também sem pagar nada dá até para enganar a fome. No espaço da C&A, há pães, patês, azeitonas e outros petiscos. No local, os visitantes ouvem música e assistem a desfiles. Vale lembrar, no entanto, que, para curtir tudo isso, é preciso ter um ingresso para a SPFW. E se você não é estrela, vai ter de arriscar a sorte, já que não há venda de entradas e os mortais se espremem por um ingresso

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