terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Parabéns, São Paulo! Ainda bem que te conheci

São Paulo, que bom que eu te conheci!

Há uns 3 anos anos eu começava a visitar São Paulo. Motivos pessoais. Passei achar a cidade interessante. Há 1 ano e meio eu chegava em São Paulo para morar. A primeira vez que sai de casa, que iria passar tanto tempo longe da família. Motivos pessoais e profissionais. Dessa vez, eu não achei tão interessante assim. O início o do novo pode assustar, dar frio na barriga demais, mostrar faces boas e nem tão boas assim de um desafio. E ainda tem as saudades de casa e de uma cidadezinha que é do tamanho de um bairro aqui. Mas, obstáculos à parte, já passaram-se quase dois anos. E hoje,  dia em que São Paulo completa 457 anos, eu faço questão de afirmar:
Eu a-do-ro viver em São Paulo!

Tudo é tão incrível. Inspirador. Não fosse as saudades, eu diria que AMO morar aqui. Mais de um ano na terra da garôa- que pra mim é mais de sol ou tempestade, as garôas são raras - e ainda que eu volte para casa (em BM) quase todo fim de semana, o 'quase' que fico aqui é sempre de novidades.
Aqui aprendi a me virar longe da família, dos amigos íntimos, a voltar a gostar de bicicleta, de caminhada, a economizar, a 'bater perna' sozinha e encontrar prazer nisso....Ah, a Benedito Calixto, O Parque do Ibirapuera, os brechós, as bibliotecas gigantes....


(sobre)Viver nessa cidade é sempre surpreendente. O “novo ” não acaba nunca. Basta o imigrante - eu! -, cultivar um olhar de turista... para, a cada esquina de um novo fim de semana, se encantar com uma nova praça, restaurante, parque ou tantas outras coisas. Também descobri que São Paulo pode ser florida, verde, fresca. Aliás, aqui tem muito ypê. 

E ainda bem que eu tenho uma boa cia. - a que me trouxe aqui - para descobrir tudo isso comigo. Pois é. São Paulo  já foi distancia do amor e agora virou presença quase 24 horas. E é aqui que, aos poucos, começo a fixar raízes, que em breve, terão novo espaço, sem cara de acampamento e com um tapetinho na porta dando "boas-vindas" às visitas que eu espero receber.


Pena que seja tão difícil convencer meus amigos cariocas, fluminenses e afins que São Paulo pode ser simplesmente 'legal'. Pois é.

Parabéns, São Paulo. Que bom que eu te conheci!




Segredinho para amar morar em São Paulo: cultive o olhar de turista. ; )

Adendo1: Só não me acostumo com alguns comportamentos paulistano. Sem generalizar,  os exemplos de tipos que me irritam:
Paulistano que não está nem aí com o cabelo, com a pele, mas teeemmm que usar roupa de marca! Paulistano que acha que não  precisa conhecer o nordeste, ou o Rio, mas teeeem que viajar para a Europa nas férias (mesmo que não tenha dinheiro para comprar um carro); paulistano que acha que quem gosta de sampa, axé e afins, seja menos que eles. E, o pior tipo, paulistano que faz cara "blasé". E tenho dito.

Adendo 2: Hoje, especialmente, estou com muita saudades de Barra Mansa, do Rio de Janeiro, da minha casa, da minha familia, das minhas amigas...

Um comentário:

Gabriel Borges disse...

Oi Marcela!
Muito bom saber q vc está tão bem! Imagino o quanto está feliz se realizando profissional e pessoalmente numa cidade tão 'complexa' como São Paulo. Parabéns! 'Vocês' merecem!
E obrigado pela visita!
Vc também faz muita falta aqui no Diário.
Abração!

Related Posts with Thumbnails