quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cosméticos: Usar ou não usar; eis a questão

Eu sempre digo, beleza é assunto sério. Problema de quem a trata como futilidade. Só uma mulher sabe  o quanto um potinho de creme confere uma sensação de bem-estar e autoestima. Pesquisas já apontaram o quão piscológico é esse resultado. Tipo, passou-sentiu, sabe? O consumo desses produtos, além de gerar muuito a economia do País,  pode ser um alento para quem sofre com um problema de pele, com os primeiras sinais da idade e uma lista infinita de problemas que podem ser solucionados por um potinho de creme cheiroso. Mas o melhor-amigo-das-mulheres também tem seus mistérios e polêmicas.

Já havia lido pesquisas que condenam o uso de certas substâncias em cosméticos por serem nocivas à saúde ou o meio ambiente, mas aí a mídia divulga que tal substância terá quantidade limitada e acabamos por aceitar - ou fingir -  que está tudo bem. Esta semana, no blog Coluna Zero, do meu conterrâneo Bruno Rezende, publicitário que escreve sobre Sustentabilidade, me deparei com mais um desses momentos de dúvidas: Um vídeo (veja no fim do post) do projeto The Story of Stuff, A História dos Cosméticos, em que a apresentadora Annie Leonard afirma que o uso contínuo de cosméticos está adoecendo toda a sociedade.

Segundo o vídeo, a maioria dos produtos encontrados no mercado estão carregados de toxinas causadoras de problemas de saúde, como câncer, por exemplo. Annie aponta, ainda, fatores importantes referentes ao processo de decisão de compra do consumidor, mostrando as estratégias e argumentos que as empresas usam para atrair e estimular o consumo.

O vídeo está em inglês, mas é possível traduzir as legendas para o português, clicando no canto direito da barra de vídeo e depois escolhendo a opção "traduzir legendas".


Uma quase opinião de uma louca por cosméticos e afins:

Sempre acompanho os lançamentos e pesquisas da área, pelo trabalho, e por curiosa que sou pelo assunto. De fato, ainda não tenho uma opinião completamente formada. Tenho 24 anos e ainda não preciso de combater rugas. Mas, quase que diariamente, necessito de xampú, condicionador, FPS, desodorante, hidratante. Ainda me rendo  ao blush, baton, corretivo. Vez ou outra, ainda ao lápis, máscara para cílios, base, tônicos de limpeza, contra oleosidade...Aff.

Tenho receio, claro, mas nenhum argumento ainda me convenceu. Enquanto isso tento seguir uma ideologia antiga, mas segura: nada de excessos, nada de gastar à toa sem necessidade

 [ Afinal, pra mim, beleza está intimamente ligada à saúde, e não apenas à estética ]

Quem sabe num futuro próximo, os argumentos estejam mais recheados de  informações convincentes e/ou os produtos orgânicos e minerais estejam mais baratos...

...Né?!




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails