sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dicas de banho Relax: Como tornar o momento de higiene um ritual de bem-estar

Bem-estar é um assunto que eu e amo e considero íntimo da beleza e da saúde - meus temas preferidos, como leitora e repórter que sou. Por isso, eles terão, a partir de agora, mais destaques por aqui. Pra começar, aproveitando a proximidade do fim de semana e a sutil queda de temperatura, post uma matéria que fiz recentemente com dicas de como  como tornar o momento do banho um ritual de bem-estar.
E melhor, no chuveiro de casa mesmo. Parece óbvio, mas na correria de hoje, só mesmo usando de muitas tecnicas. Conheçam algumas abaixo e relaxem!
.

Para manter a saúde, tome todos os dias um banho aromático e submeta-se a uma massagem perfumada, já indicava Hipócrates, o médico grego, 460-360 aC. Refrescar, relaxar, estimular. As finalidades do banho são tão numerosas quanto os benefícios que a prática traz para o corpo e a mente das pessoas desde os tempos de Buda e Confúcio, que também pregavam que, além de limpar o corpo, a água pode lavar a alma.



Em pleno século 21, entretanto, o ritual é cada vez mais limitado aos movimentos mecânicos do “esfrega-esfrega” da higienização, sobretudo em terras ocidentais, conforme lembra Sylvia de Seganttini, consultora de banhos do Buddha Spa.



Mas não por falta de uma luxuosa banheira, como as dos spas, garante a especialista em perfumes,  Renata Ashcar.  Uma agradável música de fundo, a luz mais baixa ou mesmo de velas, além de óleos essenciais para aromatizar o ambiente, podem tornar o momento debaixo do chuveiro um oásis para relaxamento.



Quando o objetivo é relaxar, as técnicas mais indicadas pelas terapeutas passam pela aromaterapia, ligada ao tato e ao olfato, e possível de ser praticada em casa.  Nesse caso, é preciso lançar mão de óleos essenciais, encontrados em farmácias e casas de produtos naturais. “A escolha acontece pela função. A lavanda, por exemplo, é para relaxar”, diz Renata. O mesmo vale para o preparo de óleos (no pé do post).



Gelado, morno, quente

A temperatura é outro elemento que vai ditar a função do banho: gelado, ele estimula; morno, acalma. Para relaxar, dizem os especialistas, a água deve estar quente, mas a pessoa deve suportar sem sofrimento.



Receita  (Selecionei a mais bacana, tá! )
Você vai precisar de camomila (um punhado de erva natural ou dois sachês do chá seco), duas colheres de sal grosso, uma touca de TNT (encontrada em perfumarias), elástico e uma fita comprida. Além disso, separe velas e uma trilha sonora relaxante.


Coloque a erva e o sal grosso dentro da touca e amarre com o elástico, formando uma trouxinha. Amarre a fita, formando um colar para que duas pontas compridas sobrem de cada lado.


Amarre bem firme no chuveiro de forma que a trouxinha fique abaixo de onde a água cai.  A touca é fina e a erva será facilmente diluída ao cair água quente. Tome o banho à luz de velas e com uma música calma ao fundo. 

(Fonte:Kabanah Spa - Fotos: AE)
 










Dicas para usar os óleos
Os óleos essenciais devem ser diluídos numa base de óleos vegetais, que funcionam como carregadores, antes de adicioná-los à água ou ao corpo. Todos são facilmente encontrados em farmácias e casas de produtos naturais. A especialista Sylvia ensina uma receita: Junte os seguintes óleos vegetais: 70 ml de óleo de semente de uva, 15 ml de óleo de amêndoas doces, 5 mlde óleo de gérmen de trigo. "Nesta base, acrescente os óleos essenciais", ensina.


Para relaxar use: Lavanda, laranja, sálvia, camomila e manjerona, que são calmantes. Evite canela e cravo, que são estimulantes. Atente-se também para a quantidade de óleos na combinação. A ideia da mistura é compor a sinergia. Por isso, não misture mais do que três óleos. 
Relaxe! ; )
 
  
[* A reportagem, de minha autoria, foi publicada no dia 15 de agosto de 2010, domingo, na Revista JT, Jornal da Tarde e passou por uma edição para ser publicada  neste blog. Obrigada, M.R.S. ]
 



2 comentários:

Andreza disse...

Eu prefiro um banho bem quente, depois de um dia de trabalho não exista nada melhor!
Bj

Anônimo disse...

Gostei muito da idéia, eu tenho o tnt em casa, farei um para testar!

Related Posts with Thumbnails