sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Acne em pele maduras (leia-se com mais de 20 anos)

 Se a sua pele tem mais de 20 anos de vida (como a minha, de 24) ela é considerada madura quando o assunto é espinha! Portanto, preste atenção nas dicas abaixo! ; )


  
Apesar de ser típica na adolescencia (eu me livrei, ufa!), a espinha  não tem idade e pode perturbar pelo menos 25% das mulheres maduras, estima a dermatologista Carolina Ferolla, de São Paulo.

“São fases diferentes, portanto as espinhas têm características distintas”, explica.  Repare: as balzaquianas  sofrem com espinhas na área do queixo, boca e canto dos olhos, perto do couro cabeludo. “E, diferentemente dos jovens, que têm espinhas e cravos pelo rosto todo, sobretudo na zona T. As mulheres maduras apresentam o problema sempre no mesmo lugar”, diz Carolina.

A dermatologista Flávia Addor, da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD), afirma que, na maioria das vezes, as espinhas nessa fase são fruto de alterações hormonais típicas da idade, causadas pelo uso de anticoncepcional, reposição de hormônios ou mesmo por meio de suplementos.

“Além disso, o ritmo de vida estressante e a  má alimentação são dois vilões conhecidos da beleza”, diz. O resultado, segundo Flávia, é uma pele mais oleosa e propensa a desenvolver acne. A dermatologista lembra que o problema nesta fase pode, ainda, estar ligado a doenças ovarianas.

“Por isso, é importante ir ao dermatologista para um exame clínico  e dependendo do diagnóstico, ao ginecologista ou endocrinologista”, completa.

Limpeza sem excesso

Outro fator de risco para mulheres adultas apresentarem acne, lembra a cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo, é o pouco caso com a limpeza da pele e, em contrapartida, o uso em excesso de cosméticos.

“A partir dos 30 anos, torna-se comum o uso de cremes hidratantes, anti-idade, protetor solar e uma infinidade de cosméticos. Esse excesso, combinado com uma limpeza ineficaz, obstrui os poros, deixa a pele oleosa e culmina em acne e cravos”, esclarece.

  
Mas não adianta lavar o rosto toda hora. “Isso só vai incentivar a pele a produzir mais sebo”, alerta Flávia. De acordo com ela, o ideal é no máximo lavar três vezes ao dia.

“E, pelo menos em uma delas, utilizar sabonetes e tônicos específicos para o tipo de pele.”

Segundo Flávia, uma dica é ter sempre à mão lenços umedecidos. “São bonsaliados para retirar o excesso de óleo no dia a dia.” Para as mulheres acima dos 25 anos, sobretudo aquelas com tendência à oleosidade na pele, a dermatologista aconselha o uso de cosméticos oil free (sem substâncias oleosas) e não-comedogênicos (que não obstruem os poros) ::

 Cuidados

>> Não lave o rosto a todo momento

>> Tenha lenços umedecidos para tirar o excesso de oleosidade

>> Retire toda a maquiagem antes de dormir

>> Use apenas cosméticos não-comedogênicos e oil free

>> Beba bastante água

>> Evite alimentos gordurosos

>> Mantenha a saúde em dia

>> Jamais esprema as espinhas – a infecção pode piorar e deixar marcas

*** Clique aqui e veja truques para prevenir e tratar, nos momentos de urgência, as temidas espinhas . Tem até uma receitinha caseira!

[ Fonte : trechos de uma reportagem minha publicada na Revista do JT - 18/07/10 ]




 






























Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails