segunda-feira, 4 de julho de 2011

Emagreça (comendo) no inverno

Aposte nos alimentos termogênicos, que vão dar um ânimo extra na sua dieta mesmo nos dias mais frios

Marcela Rodrigues Silva

A temperatura cai, a preguiça chega e fica praticamente impossível manter a silhueta ilesa diante das delícias gastronômicas do inverno. E não adianta fugir. Segundo o médico Laércio Ribeiro, da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), o metabolismo fica mais acelerado quando exposto ao frio – já que precisa gastar energia para manter o corpo aquecido –, mas essa reação confere aquele desejo incontrolável por pratos gordurosos e calóricos. Um atalho e tanto para o aumento de peso.

A solução para equilibrar essa equação está, curiosamente, na comida, mais especificamente nos alimentos termogênicos: frutas, vegetais e temperos com propriedades que aceleram o metabolismo. “Esse tipo de alimento é responsável por pelo menos 10% do gasto de energias”, diz a nutricionista Priscila Serpa, da rede de academias Needs, em São Paulo.


Muitos desses alimentos devem entrar na despensa e na sua dieta: canela, gengibre, brócolis, laranja, vinagre, kiwi e pimenta são alguns deles. “Os termogênicos atuam na circulação e na digestão. É uma estratégia e tanto para driblar o comum aumento de peso no inverno”, diz a nutróloga Marcella Garcez, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).



Superpoderosos



O poder de queimar calorias de forma mais rápida se dá, segundo a nutricionista Camila Attademo, da Clínica Libert, no Rio de Janeiro, porque os termogênicos aumentam a temperatura corporal e tornam a digestão mais lenta. “Além de gastar mais energia, eles saciam a fome.” Para potencializar a ação, o indicado é associá-los a pratos quentes e ricos em fibras. Então adicione canela no seu chocolate quente, tempere sua salada com vinagre, coloque gengibre na sopa. Saiba mais sobre seis poderosos termogênicos e outras maneiras de consumi-los para segurar os ponteiros da balança sem deixar de aproveitar as delícias de inverno:
 
Pimenta - A pimenta-vermelha, que contém capsaicina – substância que confere o sabor ardido e a propriedade funcional –, tem efeito vasodilatador e é um dos mais poderosos termogênicos: aumenta circulação, digestão e a temperatura do corpo. Pode ser consumida em qualquer versão, até em molhos.  Outro tipo termogênico é a pimenta-do-reino. “Nesse caso, a pimenta deve ser moída na hora. Do contrário, a substância piperina oxida e o alimento perde a função”, diz a nutróloga  Marcela Garcez. Especialistas indicam consumo livre   do tempero. Mas o ideal é, ao menos, 2 g ao dia.  Para potencializar  a queima calórica, consuma em  pratos quentes.

   
Vinagre de Maça - Temação antioxidante e seu efeito ácido funciona como a pimenta. Uma substituição esperta é usá-lo para temperar saladas, no lugar
 de molhos mais gordurosos. A dica é consumir 1 colher de sopa (de 5 a 10 ml ) por dia, no tempero de saladas e vegetais folhosos. “Além de ingerir um alimento com pouquíssima caloria, a pessoa vai temperar com outro que faz queimar ainda mais energia. É um aliado é tanto na dieta”, diz Marcella Garcez.
 
Gengibre - Pode ser consumido em sopas, caldos, pratos quentes, batidos com  sucos de frutas e até em chá. Tem efeito vasodilatador e, por isso, aumenta  a circulação e a temperatura do corpo. “Ele aumenta o metabolismo
em cerca de 15%. O ideal é consumir um pedaço de gengibre de aproximadamente 2 cm, 3 vezes ao dia”, indica a nutricionista Priscila Serpa


Canela - Com efeito vasodilatador, é um termogênico com a cara da estação, pois vai bem em diversos doces da época. Para obter o efeito, o ideal é consumir, pelo menos, meia colher de sopa por dia, seja em pó ou em pau. A nutricionista Marcella Garcez, da Abran, dá uma dica para driblar, com esta especiaria, a vontade de alimentos doces e calóricos. “Esquente uma maçã ou banana no micro-ondas e salpique canela. Além de saboroso, acelera o metabolismo e sacia a fome.” Associada a pratos quentes, a canela age melhor. Vale colocar até no chocolate quente.

Laranja - Além de conter bastante fibra, o que também facilita na digestão, a laranja é um potente acelerador do metabolismo. Mas só vale se for consumida inteira, com o bagaço. A casca, contudo, é a parte mais poderosa da fruta e pode ser aproveitada para fazer bolos, farofas e até doces.

 Chá-verde - A planta Camellia Sinasis,  que dá origem aos chás verde, branco e preto, contém polifenóis, e é rica em cafeína e catequina, que conferem o efeito termogênico. Além de aumentar o gasto energético e acelerar o metabolismo, o chá faz aumentar a queima de tecido adiposo, ou seja, gordura. “Prefira a infusão, que não tem o sódio dos produtos industrializados”, diz a nutricionista Priscila Serpa, que indica o consumo de uma xícara, 10 minutos antes de cada refeição ou após uma refeição pesada, como uma feijoada.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails