sexta-feira, 15 de outubro de 2010

É hoje: Blog Action Day 2010

Hoje é dia do Blog Action Day 2010, quando a blogosfera mundial se reúne em torno de um tema. O deste ano é "Água". Tinha tema mais importante?

Soube da ação ontem, por meio do grupo de discussão do LuluzinhaCamp. Achei importantíssimo. Mas, entre pautas, entrevistas, correria do fechamento, não me programei para escrever algo a respeito. Mas também não poderia deixar de participar, nem que seja não-oficialmente. (Para participar oficialmente, é preciso inscrever-se no http://blogactionday.org/).

 

A gente fica indignado quando vê aquele vizinho"varrendo"  a calçada com a mangueira, mas faz a mesma coisa, em atitudes diferentes. Horas no banho e  torneira aberta são só as mais comuns no dia a dia...

 O líquido vital só é valorizado quando faz falta. Refletindo sobre isso, lembrei-me de um triste episódio, em 2008, no Sul Fluminense, mas que se refletiu, negativamente, por todo o Estado do Rio e até SP. A tragédia ambiental causada pela  Servatis , que contaminou o Rio Paraíba do Sul com inseticida dos bravos.

A cena foi chocante, mas não é tão rara. Imaginem: milhares de peixes mortos. Capivarase e outros animais também. Moradores sem água potável. Pescadores sem fonte de renda, economia da região afetada...
 Na ocasião, eu era repórter do Diário do Vale e acompanhei tudo de perto. Lamentável.

E quantas enchentes já castigaram o povo esse ano? E mataram, acabaram com lares, com cidades inteiras? Gente ignorante (ou não) e pobre que joga seu próprio lixo nos rio e depois todo mundo já sabe como ele volta...

Em pensar que, ainda nos primeiros anos de escola, eu já recebia lições da importância de cuidar da água. Isso tem anos. E a situação só piora.

Acredito que não adianta a escola ensinar, se dentro de casa, os pais não dão exemplo as suas crianças, que, por sua vez, não vão ensinar a seus filhos no futuro. E assim vai o círculo vicioso. O pouco que faço em relação à economia e cuidados com a água, aprendi dentro da minha casa, observando e ouvindo meus pais. E assim farei, um dia espero, com meus filhos.

-- 

Pra relembrar o acidente ( ? ) ambiental causado pela Servatis: Aqui e Aqui

 --

Pra concluir, 10 maneiras simples de como economizar água, AQUI


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails