quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Orgulho barramansense: a moda-arte de Flávio de Carvalho no Mube, em SP

Barramansese que é barramansese tem que conhecer a história de Flávio de Carvalho. Fashionista que é fashionista, também. Se você mora em Sâo Paulo ou acessa sites de moda e cultura,  deve ter lido nos últimos dias o nome do meu conterrâneo que  foi artista plástico, desenhista, arquiteto e marcou, na década de 1950, o primeiro estudo sobre moda feito no país!  Orgulho!

É que desde o dia 15 de oututbro Flávio de Carvalho dá nome a uma exposição aberta -- que já tem causado burburinho entre os fashionistas, que eu sei -- no Museu Brasileira de Escultura (Mube), aqui em São Paulo: 
 "Flávio de Carvalho Desveste a Moda da Cabeça aos Pés"



Sob a curadoria de Agnaldo Farias, curador da Bienal Internacional de São Paulo, e de Mariana Lanari, editora do livro 30 anos de moda no Brasil - 80, 90, três décadas da moda brasileira são contadas pelas parte do corpo, que era base para a pesquisa do artista. É a evolução das criações de moda retratada de forma atemporal e ilustrada pelo trabalho de fotógrafos como Bob Wolfenson, Gui Paganini e Jacques Dequeker.
O que fez o ousado Flávio de Carvalho? Deu o  pontapé na evolução da moda brasileira. Tá bom pra você? ; )

Toda essa revolução que a moda brasileira tem passado, das nossas semanas de moda entrarem nos calendários de internaciconais, tanta criação ousada, certamente começou com as experimentações desse meu conterrâneo, décadas atrás. Orgulho de novo!




Serviço
"Flávio de Carvalho desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés"
De 15 de outubro a 14 de novembro. De terça a domingo, das 10h às 19h.
Mube – Museu Brasileiro de Escultura, Av. Europa, 218, São Paulo, SP.
Entrada gratuita

Vamos?



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails