segunda-feira, 4 de outubro de 2010

OUTUBRO ROSA

Outubro é o mês da mobilização mundial em prol da luta contra o câncer
de mama. E a decoração rosa é a marca de quem apoia esta ideia

  
Não se espante se, ao sair às ruas, você sentir que a vida está mais cor-de-rosa.  O mundo inteiro estará assim nos próximos 28 dias. Trata-se do Outubro Rosa, movimento internacional caracterizado por decorar espaços públicos com essa cor, que é o símbolo da luta contra o câncer de mama. Uma forma delicada, porém impactante, de chamar a atenção da populaçãop ara as causas relacionadas a este câncer, o mais comum entre as mulheres. 

{ O Inca estima que o País terá quase500 mil novos casos da doença neste ano }


A iniciativa começou tímida, há 12 anos, na Califórnia (EUA). Hoje, com apelo internacional, já ganhou a adesão até da Casa Branca e das Pirâmides do Egito, ambasem 2009. O Brasil entrou na mobilização há dois anos, quando monumentos públicos em várias cidades, como o Cristo Redentor, no Rio, e a Pinacoteca do Estado, em São Paulo, foram iluminados de rosa com o apoio da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, a Femama. Mas, hoje, até empresas privadas aderem ao movimento.

O coordenador de projetos do Instituto Neo Mama, com sede em Santos, José Luis Neto Francisco, explica que o simples gesto de colocar uma fita rosa na porta de casa é umimportante incentivo à causa Segundo Francisco, não há, no Brasil, um representante oficial do movimento – portanto, qualquer um poderealizarações, comoenfeitaraempresa com um laço rosa, por exemplo. “Mas é interessante que a açã seja feita em parceria com alguma instituição em prol dessa causa. O importante é se mobilizar”, sugere.




Consumo do bem
Aliás, neste mês, várias empresas, em parcerias com instituições, lançam produtos cuja renda, ou parte dela, é revertida para instituições em prol da luta contra o câncer de mama. É o caso da fragância da Carolina Herrera CH Ser ( R$ 229 ), que ganhou uma versão rosa e, neste mês, será exclusivamente vendido nas lojas Renner. Parte da renda vai para a Femama. Mais informações: www.lojasrenner.com.br



Alerta 
>> Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Cânce (Inca),foram estimados para 2010 cerca de 49.240 novos casos de câncer de mama no País.



>> O Inca recomenda que o exame clínico das mamas seja feito anualmente a partir dos 40 anos. Já a mamografiabienal, dos 50 aos 69anos.




>> Apartir dos 40 anos, caso o exame clínico este ja alterado, é preciso
realizar mamografia
 
 
PS:  Ao longo de todo o mês, monumentos se renderão ao rosa. O Cristo Redentor, um dos maiores eventos da iniciativa no Brasil, será iluminado amanhã, pela Femama.
Aqui em Sampa, a Ponte Estaiada, o Arco do Anhangabaú e o Monumento às Bandeiras foram os escolhidos pela Prefeitura.
E você? Onde vai colocar seu laço rosa?
 
Beijos ; )
 
* Trecho da reportagem assinada por mim, na edição de domingo, 3/10, na Revista do Jornal da Tarde.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, só na Renner!?!
Luana

Paula Foganholi disse...

Então eu já vi em várias lojas!!

Related Posts with Thumbnails