sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dica para fim de semana especial: sabor de infância

[ a dica vale para desde já!]

Domingo, dia 12,  Dia das Crianças. Como eu amo essas alminhas puras, às vezes crueis de tão espertas, mas ainda puras. Alegres, francas, leves, gostosas, lindas. Eu, que tenho tantas na minha vida, ainda que muitas delas já estejam mais que crescidas, me emociono sempre que vejo um sorriso, um olhinho brilhando. [odeio essa frase, mas, 'quem me conhece' sabe...].
Ou  entristeço-me quando vejo o contrário.

Ser criança é tão lindo. E, por isso, vou publicar uma receita do que melhor representa o sabor de infância: brigadeiro. Ó, duas coisas que eu amo intensamente: criança e chocolate!

Todo mundo diz que sabe fazer o brigadeiro. Mas será que sabe mesmo? O que você faz tem aquele gostinho dos docinhos das festinhas da sua infância?
Então, a receita abaixo é aquela tradicional. A fonte, nada menos que 'O livro do brigadeiro', da jornalista e doceira Juliana Motter, proprietária do badalado ateliê de brigadeiros Maria Brigadeiro. Badaladíssimo aqui em Sampa. Gente, o de pistache é tu-do-de-bom.

eis a receita e seus segredos:


A receita:

1 lata de leite condensado
4 colheres de chocolate em pó (ou 8 col. de seu choc. em pó favorito)
1 colher de manteiga extra sem sal
Raspas de choc. (ou granulado) para confeitar

Modo de preparo: Despeje o leite condensado na panela, acrescente o chocolate em pó, misture bem e junte a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela. Quando estiver no ponto*** retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar e molde as bolinhas.

Gotas de sabedoria para um bom brigadeiro

Ponto - como acertar Na panela, mexa sem parar por uns 10 minutos para que a massa vá ganhando consistência, cor marrom bem escuro. O suficiente para sentir o peso da massa na colher. Chegamos ao tal ponto: a massa começa a desgrudar do fundo da panela, sinal de que ela se tornou uma massa moldável - a base do brigadeiro.
Não use achocolatado ( nunca, nunca). Use chocolate em pó - e com uma boa quantidade de cacau, acima de 35%, pelo menos.
Não use margarina use manteiga - e de preferência com a palavra "extra" no rótulo, pois contém mais leite e tem ingredientes de melhor qualidade.


Feliz Dia das crianças. Que um restinho de infância seja eterno em cada um de vocês. Por que em mim, está sendo e sempre será. ; )

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails